Seeds: The Ultimate Guide to Growing Successfully From Seed

Seeds

Jekka McVicar é uma especialista em aromáticas, que além de gerir o seu próprio viveiro Jekka’s Herb Farm, tem já 62 medalhas de ouro da RHS, incluindo 14 no famoso Chelsea Flower Show. Aventura-se aqui na reprodução por sementes, não só de aromáticas, mas de todo o tipo de plantas.
E é exactamente por tipo que o livro está organizado, desde alpinas, anuais, fetos, vegetais, aromáticas, árvores… Representantes de todos os tipos de plantas, com mais de 500 genera têm o seu lugar, com uma breve descrição da planta, das sementes e do método utilizado na sementeira para conseguir bons resultados. No final uma secção de informações práticas, desde a recolha de sementes, passando pelo solo, até à etiquetagem, com uns rudimentos de botânica para que se possa entender melhor a semente e o método de reprodução das plantas. Ainda uma útil bibliografia e uma lista de retalistas (no Reino Unido) onde podem ser adquiridas sementes. As fotografias, excelentes, são de Marianne Majerus.
O livro está muito bem impresso na edição que eu tenho da Kyle Cathie (diferente da imagem e do link para a Amazon, mais recente), se bem que a capa e a encadernação podiam estar alguns furos acima. Mas é um excelente livro que só posso recomendar.

Seeds: The Ultimate Guide to Growing Successfully From Seed de Jekka McVicar, na Amazon.co.uk.