Ervilha-de-cheiro, Lathyrus odoratus

As Ervilhas-de-cheiro proporcionam um mostruário de flores de cores exóticas, com um aroma muito agradável que invade todo o jardim. É uma planta originária do Mediterrâneo, da Sicília a Creta. Cultiva-se muito facilmente, se bem que necessitando de suporte adequado. As sementes, ao contrário das outras ervilhas, são venenosas e não devem ser ingeridas por pessoas ou animais. Podem ser utilizadas como flores de corte, o que acaba por estimular o aparecimento de mais flores e prolongar a época de floração.

Ervilhas-de-cheiro, Lathyrus odoratus

Ervilhas-de-cheiro, Lathyrus odoratus

Cultivo

As Ervilhas-de-cheiro são plantas esfomeadas que necessitam de terra muito fértil, todo o Sol disponível e bastante água com tempo quente. Com o suporte adequado podem atingir dois metros de altura.
Cortar a ponta depois de nascer o segundo par de folhas, encoraja um crescimento mais arbustivo e a formação de mais flores.
Depois de florir, vão-se removendo as flores secas.

Recolha das sementes

As sementes podem ser guardadas para semear no ano seguinte, mas as plantas podem não ser réplicas exactas das originais. Colhem-se as vagens e deixam-se a secar. Abrem-se as vagens e guardam-se as sementes em local fresco e seco.

Sementeira

Pode-se semear em vasos de Outubro a Janeiro em estufa, ou de Fevereiro a Abril no exterior, a um centímetro de profundidade. Necessita de cerca de 20°C para germinar ao fim de sete a 21 dias. Para aumentar as probabilidades de germinação, podem-se deixar as sementes mergulhadas em água morna na noite anterior à sementeira.

J F M A M J J A S O N D
Semear Semear Semear Floração Floração Floração Recolher sementes Semear em estufa Semear em estufa Semear em estufa

Características

Hábito Caducifólia, trepadeira
Fragante Sim
Altura 1-2m
Exposição Sol
Água Regular
Solo Muito fértil, bem drenado
PH do solo De ácido a alcalino
Longevidade Anual

Doenças

Sem problemas em Portugal.

Links de interesse

Wikipedia (com alguma história da introdução desta planta em Inglaterra).
Plants for a Future (Nota mínima em comestível e medicinal).

Ervilhas-de-cheiro, Lathyrus odoratus
Ilustração de Pierre-Joseph Redouté (1759-1840).