Como testar a viabilidade de sementes antigas

É inevitável, as sementes acumulam-se. Ou porque temos o hábito de as recolher e conservar, ou porque não resistimos a um pequeno pacote de futuras maravilhas botânicas, o certo é que há sementes que vão ficando velhas e com a idade, as probabilidades de germinação diminuem.

Precisamos de 10 sementes de cada variedade a testar porque assim é fácil determinar a percentagem viável num grupo (por exemplo se germinarem três, a viabilidade é de 30%). Colocamos as sementes numa folha húmida de papel de cozinha, a folha num prato, cobrimos com película aderente e colocamos num local quente em casa. Temos apenas de controlar se o papel se mantém húmido durante os 15 dias do teste.
O tempo de germinação varia bastante com as espécies, mas ao fim de 15 dias a maior parte deverá ter germinado. Eu utilizo esta técnica especialmente para os vegetais, porque se for para todo o tipo de plantas, abre-se todo um leque de variáveis muitas das quais eventualmente desconhecidas. Há plantas que são de difícil germinação de qualquer forma e uma pequena percentagem de viabilidade não quer dizer que as sementes não estejam boas. Convém ter algum conhecimento sobre os hábitos das sementes a testar.

Links de interesse

Faculdade germinativa das sementes de algumas plantas hortenses.
How to Test the Germination Rate of Your Old Seeds (You Grow Girl).