Preservar manjericão

Manjericão-vermelho
Manjericão-vermelho, Ocimum basilicum ‘Atropurpureum’.

Manjericão é delicioso, relativamente fácil de cultivar e muito nutritivo, mas só o podemos ter fresco no jardim durante um curto espaço de tempo e como acontece com outras plantas, por vezes está pronto a colher todo de uma vez. Felizmente existem várias formas de o preservar para o resto do ano.

Secar

Não se deve amarrar o manjericão pelos caules como por exemplo a alfazema. Em vez disso, separam-se as folhas, lavam-se e colocam-se numa rede ou superfície absorvente (uma toalha ou papel de cozinha). Virar as folhas diariamente até ficarem quebradiças. Guardar num recipiente hermético.

Congelar

Separam-se as folhas dos caules e lavam-se, depois espalham-se para secarem ao ar durante meia hora. Colocam-se em camadas num saco para congelar e no congelador.

Puré

Também se separam as folhas dos caules e lavam-se, depois espalham-se para secarem ao ar durante meia hora. Colocam-se as folhas numa picadora durante poucos segundos. Adiciona-se alguma água e pica-se outra vez até formar uma pasta. Deita-se este líquido em formas para cubos de gelo e depois de congelado retira-se das formas e guardam-se os cubos no congelador.

Manjericão-vermelho
Devemos deixar alguns pés florir, para recolhermos as sementes da próxima época.