Categoria: Botânica para jardineiros

Ervas Daninhas

Erva daninha
Ervas daninhas que germinaram sem terra e desenvolveram o sistema radicular debaixo de uma lageta, incluindo um Geranium dissectum.

Uma erva daninha não é apenas uma planta fora do seu lugar, como diz a sabedoria popular britânica. Era bom. Uma erva daninha é habitualmente uma planta extremamente vigorosa que cresce em qualquer lugar. Nos jardins, o que parece é que todas essas plantas silvestres medram facilmente enquanto aquelas que plantamos cuidadosamente definham e morrem, mas também não é bem assim. Em condições naturais apenas uma ínfima parte das sementes chegam a germinar e a maioria das plantas produz copiosas quantidades de sementes apenas para assegurar o futuro. No jardim, essas plantas encontram muito pouca competição, também não há herbívoros, portanto acabam por tomar conta de tudo em pouco tempo.
O que cultivamos falha frequentemente porque as sementes são pobres, porque o clima não é adequado e gostamos de ter as nossas exóticas, ou porque chegam de um sistema super-protegido com estufas aquecidas, rega programada e um cocktail de fertilizantes à medida. As ervas daninhas não têm nenhum desses problemas.
Algo em que vale a pena investir tempo é no estudo da botânica das ervas daninhas, pelo menos para saber quais são as anuais e as perenes. As anuais, removidas ou enterradas, não voltam nesse ano; as perenes muitas vezes exigem que se remova até ao último bocadinho de raiz, senão voltam a crescer vigorosas. Nesse sentido enterrá-las será uma péssima ideia.
Também há a questão de gosto e controle. Aqui o Geranium dissectum é uma autêntica daninha, os Gerânios-da-madeira, Geranium maderense nascem em todo o lado, a Camomila-dos-alemães, Matricaria recutita, idem. Gostava de ter alguns Dente-de-leão, Taraxacum officinale, que mal podem fazer? São bonitos e comestíveis.

F1

Muitas das sementes que compramos para semear na horta ou no jardim, são híbridas — criadas através do cruzamento de duas plantas geneticamente distintas, mas familiarmente próximas. Este processo difere da manipulação genética porque é realizado posteriormente e além de ocorrer também naturalmente, qualquer horticultor o pode fazer. Com as sementes híbridas F1, pretende-se obter as melhores características das plantas-mãe.
F quer dizer filial e 1 quer dizer que se trata da primeira geração. Isto obriga a adquirir sementes todos os anos, pois a segunda geração (F2) além de perder parte do vigor, não sai verdadeira às plantas F1, perdendo a uniformidade, podendo regredir para uma das plantas-mãe ou para algo intermédio e imprevisível.

Aborto

Planta ou fruto que não chegou ao seu inteiro desenvolvimento. Ao aborto das flores da videira, do cacho ou parcial do cacho, chama-se desavinho. Ao aborto parcial dos bagos das uvas, chama-se outoniço.