Categoria: Diário do jardim e do quintal

Este ano vai ter que ser dedicado a cuidar do que já tenho, há demasiado a decorrer para ainda me poder preocupar com plantas novas e sementeiras. Tenho o quintal corrido a Camomila-dos-alemães que nasceu espontaneamente, podia ser pior.

Esporas
Esporas, Consolida ajacis (L.) Schur (Ranunculaceae) e Camomila-dos-alemães.

Entretanto no quintal…

Os Philadelphus × lemoinei ‘Belle étoile’ estão agora no auge, com o correspondente cheirinho quando se passa. Por sorte a vizinha tem um bastante grande no quintal que também inunda o ar.

Roseira-do-Japão, Rosa rugosa ‘Alba’.

Hoje andei a fazer uma manutenção básica de tesoura de poda na mão. A brincar, acabei por cortar imensas coisas e fiquei com um monte para o triturador. O que mais devo ter cortado foram as três Lonicera x purpusii ‘Winter beauty’, que também crescem desmesuradamente.

Alcea rosea 'Nigra'

Alcea rosea 'Nigra'

Começou a florir a Alcea rosea ‘Nigra’ (umas plantas semeadas há dois anos). Não sendo apreciadoras de Sol excessivo, plantei-as debaixo do Ácer ‘Sango-kaku’ e é a primeira vez que as cultivo sem ser em vaso. E o que posso observar é surpreendente, todo o carácter mudou, não parece a mesma coisa. Foram sempre umas plantas com 30-40cm e agora uma só folha é maior que isso. Um dos pés cresceu ao ponto de estar quase da altura do Ácer. Não só vai florir na extremidade do caule principal e noutros pequenos ramos, como floresce pelo caule acima. É extremamente bonita.